sábado, 6 de junho de 2009

Comunicação organizacional: uma nova dimensão

Já provamos que a comunicação é um fato nas organizações, ou seja, não existe nenhuma organização sem uma prática comunicativa, mesmo que os processos comunicativos não estejam em um departamento próprio. Eles são essenciais para o bom funcionamento da entidade e estão relacionados às formas de expressar uma organização, ao processo comunicacional e constitutivo da cultura da organização, configurando imagens reconhecidas por seus diversos públicos internos e externos. Porém, isso não significa que a comunicação seja algo autônomo, ela será sempre correspondente à forma de ser daquilo que está em sua volta.

É importante relembrar que as grandes transformações que têm ocorrido, como por exemplo a globalização e abertura econômica, processos de privatização, revolução tecnológica e impacto das tecnologias de informação, vêm produzindo desafios para as organizações quanto às suas estratégias de gestão. No âmbito interno das organizações empresariais, as relações com os empregados, os diferentes estilos administrativos, assim como as ações humanas, demandam novos rumos de gestão que superem os modelos lineares, verticais e impositivos e alcancem novas formas de ação administrativa que envolvam e valorizem o trabalho em equipe baseado na maior participação e autonomia dos envolvidos.

Por Bruno Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário