A comunicação é intrínseca às organizações, ela é iminente dentro de qualquer tipo de grupo social, seja ela planejada ou não, formal ou informal.
Sabemos que uma comunicação aplicada de maneira planejada traz um grande aumento na eficiência e eficácia de uma organização, porém de que maneira nós comunicadores podemos aplicá-la sem simplesmente utilizar seus instrumentos para resolver problemas?
De maneira estratégica.
E como isso deve ocorrer?
Precisamos conhecer o mundo em que vivemos, a organização que trabalhamos e a comunidade que nos rodeia. A partir disso e dos objetivos da organização, devemos analisar detalhadamente cada interação dos atores sociais, que segundo as autoras de “O que é comunicação estratégica nas organizações”* são os públicos da organização - chamados de atores pois atuam, exercem funções e influenciam diretamente nas ações de tal - a partir disso saberemos que caminhos tomar para primeiro prevenir conflitos, satisfazer os públicos e resolver problemas que podem aparecer.
O mundo do século 21 é informado, quer interagir com suas prestadoras de serviço e produtos, não querem apenas comprar e receber querem que seus produtos sejam personalizados, que seus serviços sejam à sua maneira.
O mundo contemporâneo não quer o que precisa, quer o que deseja.
Por isso através de discussões e informações que postaremos nesse blog você conseguirá entender e fazer parte do mundo comunicativo e organizacional. Não hesite em deixar seus comentários, pois através deles conseguimos buscar o que você deseja saber.
Até amanhã,
Bruna.
*Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula são as autoras do livro “O que é comunicação estratégica nas organizações?” publicado pela Editora Paulus em 2007, o livro busca aprofundar-se nos paradigmas da comunicação estratégica organizacional.
PARA SABER MAIS: http://www.abrapcorp.org.br/
Por: Bruna Palmas
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Comunicação organizacional no século 21
Marcadores:
Comunicação,
deseja,
esratégica,
organização,
século 21
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário