quinta-feira, 28 de maio de 2009

Obrigado por fumar


Jason Reitman, diretor de "Obrigado por fumar" consegue por meio do filme capturar o espírito ácido do livro homônimo escrito por Christopher Buckley onde o foco não é os males do cigarro e sim retratar o mundo das grandes corporações e como os profissionais da comunicação conseguem por meio de sua retórica passar para diferentes tipos de públicos a imagem mais próxima do que desejam.
Nick Naylor, o mais importante lobista da Academia de Estudos do Tabaco, defende os interesses do conglomerado do tabaco norte-americano, e acaba sendo sequestrado por um grupo anti-tabagista, se envolve com uma jornalista oportunista e se depara com questões éticas quando vê seu filho, Joey, se interessando cada vez mais por seu trabalho.
O filme é essencial para nós comunicadores, pois sua maior discussão é realmente o mundo corporativo que nos envolve e sem moralismos o filme nos faz refletir e entender que devemos saber exatamente o que estamos fazendo por cada empresa que ingressamos.

Não deixe de conferir:
Filme: de Jason Reitman - 2006
Livro: de Christopher Buckley - Companhia das Letras - 1996

Por Bruna Palmas

2 comentários:

  1. Esse filme é otimo mesmo. Mostra exatamente o papel de um lobista. As fabricantes de cigarro criar um instituto de pesquisa dos efeitos maleficos do cigarro é otima... pesquisar, pesquisar e nunca cegar a nenhum resultado. heheh Nick Naylor é um otimo RP

    Max Delazeri

    ResponderExcluir
  2. Max,

    Salve Nick Naylor haha, o filme é ótimo. É uma pena que o lobby no Brasil seja confundido com corrupção. Obrigada pelo comentário.

    Bruna Palmas de Comorg

    ResponderExcluir