sábado, 23 de maio de 2009

Comunicação administrativa, como assim?

Comunicação administrativa, como assim?

No âmbito da comunicação organizacional integrada existe a Comunicação Administrativa que, segundo a Profa. Dra. Margarida M. Kunsch, processa e viabiliza o sistema comunicacional e organizacional por meio de processos comunicativos que envolvem os fluxos e redes formais e informais para toda e qualquer produção comunicativa enviada e recebida. È fundamental para o bom entendimento das informações na esfera das funções administrativas internas e externas em relação os diversos públicos da organização. E como em qualquer outro tipo de comunicação, a administrativa usa vários instrumentos, tais como comunicação eletrônica/digital, oral, escrita, audiovisual, murais e quadros de avisos.

Usada muito na área de Recursos Humanos voltada para cumprir normas e leis, ela é focada nas obrigações que o empregado deve realizar para poder ficar em alguma organização.

Gaudêncio Torquato, em seu livro “Tratado de Comunicação Organizacional e Política”, diz que: “As organizações podem estabelecer um programa de aperfeiçoamento de suas comunicações administrativas, com o foco voltado para:
  • Eletronizar a comunicação – a idéia básica é a de compatibilizar o programa de comunicação com as novas tecnologias, evitando a distância, as diferenças entre o passado da cultura impressa e o presente da cultura eletrônica.
  • Enxugar as massas informativas – limpar os excessos, racionalizar os processos, agrupar informações por áreas temáticas e planejar a distribuição de acordo com os interesses dos públicos-alvo.
  • Segmentar temáticas – por grupos, regiões e espaços, racionalizando os fluxos informativos com a finalidade de aproveitar melhor o tempo dos usuários.
  • Preparar os corpos funcionais – preparar as bases internas para a modernização da comunicação administrativa.
  • Disponibilizar um sistema de fontes e gestores – preparar especialistas- jornalistas - para dar fluência, expressividade e eficácia às massas informativas.
  • Aperfeiçoar o grafismo/estética das linguagens – melhorar os padrões morfológicos e estéticos dos canais, com diagramação e editoração eletrônicas de bom nível.
  • Conferir maior tempestividade – oferecer maior rapidez a certos canais, principalmente àqueles de veiculação de informações para uso cotidiano.
  • Redefinir identidade – reprogramar a feição gráfica e editorial de alguns canais de comunicação.
  • Uniformizar/massificar conhecimento – desenvolver e consolidar uma cultura homogênea, a partir da massificação das informações de interesse geral.
  • Aprimorar comunicações ascendentes – estabelecer interação mais estreita entre a cabeça e os corpos funcionais, a partir das bases.”
Por Stevan Galera Gessi

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